Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

As 7 perguntas para escolher o seguro auto ideal

01 de março de 2018

Quando vai contratar um seguro auto é necessário que se esteja atento a alguns detalhes, pois assim é possível evitar a contratação desnecessária de serviços e pode escolher a melhor cobertura para cada caso. Por isso, separamos as 7 perguntas que você deve responder antes de escolher o seguro auto ideal. Acompanhe e veja quais são elas.

Perguntas que devem ser feitas antes de escolher o seguro auto ideal

É importante que, antes de escolher a empresa e a cobertura ideal, você pesquise entre as seguradoras selecionadas para fazer uma cotação de seguro de forma consciente, fazendo algumas perguntas importantes, como:

  1. Verifique a reputação das empresas

A primeira coisa com o que você deve se preocupar é com a reputação das empresas selecionadas para a pesquisa e contratação do seguro auto. Veja como os clientes delas a caracterizam e como o atendimento ao usuário funciona.

  1. Questione o valor da franquia

A franquia é o valor cobrado pela seguradora para consertar o carro quando o veículo sofre um sinistro. Resumindo, é o valor que deverá ser pago, caso você acione o seguro. É sempre importante saber qual o valor que será cobrado nessa situação.

  1. Veja qual é o tipo da franquia: normal ou reduzida

Existem dois tipos de franquia que são oferecidas pela seguradora, a normal e a reduzida. A normal possui um valor estipulado pela empresa, e proporciona ao cliente pagar um valor menor na contratação do serviço.

Já a reduzida possui um valor menor, no entanto, o valor da contratação do serviço será maior em relação a franquia comum.

  1. Qual é o tipo de indenização para perda total ou roubo do carro

Alguns seguros costumam pagar o valor de mercado do veículo de acordo com o preço estipulado na tabela FIPE, já outras possuem o hábito de estabelecer o valor de indenização em contrato. O meio mais usado em indenizações é utilizando a tabela FIPE, mas é importante perguntar qual é o tipo de indenização realizado pela empresa, e avaliar qual vale mais a pena.

  1. Pergunte se o seguro cobre incêndios, enchentes e desastres naturais

Em algumas empresas, a cobertura contra enchentes é opcional, em outras ela faz parte de alguma cobertura existente. Veja se essa e as demais coberturas contra desastres naturais são necessárias e se fazem parte da cobertura escolhida.

  1. Certifique-se sobre a cobertura de danos a terceiros

A maior parte das seguradoras oferece essa cobertura, mas em alguns casos ela é um item adicional. Essa cobertura é muito interessante em caso de colisão, pois garante o ressarcimento da outra pessoa, caso fique comprovada a sua culpa.

  1. Veja exatamente o que o seguro não cobre

Saiba exatamente quais são os serviços que não são cobertos pelo seguro. Eles poderão ser encontrados no item chamado ‘exclusão’ na apólice de seguros. Eles são importantes, pois em algumas empresas, por exemplo, o seguro não indeniza o seguro caso o motorista responsável pelo acidente seja menor de 21, mesmo que sua cobertura cubra terceiros.

Essas são as 7 perguntas que você deve responder antes de escolher o seguro auto ideal para você. Esteja atento a elas e você não correrá riscos na contratação do seu seguro!

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguro Auto