
Intitulada “Ilha do Ferro – tesouro de Alagoas”, a reportagem mostra as diversas tipologias do trabalho artesanal produzido no povoado e apresenta ao seu público uma viagem mais que especial, mostrando as belezas locais e a produção artesanal tipicamente alagoana, com visitas a ateliês e museus da região.
Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o artesanato alagoano encanta o público com toda sua singularidade, levando riqueza cultural e um pouco da história do Estado para todos os cantos do mundo. “Esse é mais um espaço conquistado pelo artesanato produzido em nossas terras, que ganha cada vez mais protagonismo, dentro e fora do país. Através do Programa Alagoas Feita à Mão, gerido pela Sedics, temos trabalhado arduamente para levar as belezas produzidas por nossos artistas para ainda mais lugares, valorizando nossos artesãos e a rica cultura de Alagoas”, disse.
Alagoas Feita à Mão Executado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), o objetivo do programa Alagoas Feita à Mão é estruturar e valorizar o segmento artesanal alagoano e, consequentemente, proporcionar a geração de renda e desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva artesanal.
O programa, que conta com um espaço físico para comercialização do artesanato alagoano no piso L2 do Parque Shopping, em Maceió, possui também a galeria on-line Alagoas Feita à Mão, que reúne a produção de diversos artistas locais, facilitando o processo de aquisição e compra dos produtos, além de contribuir para a geração de renda no segmento.
É possível acessar o site através do endereço www.alagoasfeitaamao.com.br. Com mais de 1.300 produtos anunciados e mais de 101.500 negociações feitas, o site reflete a riqueza e diversidade de tipologias de Alagoas, indo desde o bordado filé às esculturas de barro, passando pelo cipó, cerâmica e madeira.