gratta-180x90

Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Argo Seguros inova com produtos para Energia Limpa

13 de novembro de 2018

A Argo Seguros – seguradora especialista nos segmentos de Transportes, Riscos Patrimoniais, Responsabilidade Civil Geral e Profissional – é a primeira a disponibilizar dois produtos exclusivos para o segmento de energia solar. Trata-se dos seguros de Riscos de Engenharia para Instalações Fotovoltaicas e de Riscos Diversos – Equipamentos Fotovoltaicos.

Os produtos da Argo cobrem equipamentos de energia fotovoltaica para residências, comércios e pequenas indústrias que geram energia para o seu próprio consumo. O seguro de Riscos de Engenharia é direcionado para os instaladores desses equipamentos, enquanto o seguro de Riscos Diversos é voltado para o proprietário do equipamento. Ambos estão disponíveis na plataforma Protector, no ambiente Central do Corretor.

Daniel Camargo, subscritor de Property da Argo Seguros | Foto: Divulgação

“O principal diferencial do produto está na cobertura exclusiva para proteção de equipamentos ao ar livre, como é o caso dos produtos fotovoltaicos, que ficam sempre expostos as intempéries. Além, é claro, de todas as outras coberturas desenhadas para oferecer produtos completos”, revela Daniel Camargo, subscritor de Property da Argo Seguros.

A principal vantagem de investir em equipamentos fotovoltaicos para geração da sua própria energia está na economia. Além de reduzir significativamente o custo da sua conta de energia, o excedente gerado (e não consumido) retorna em forma de créditos do governo. Calcula-se que o retorno sobre o investimento é de cinco anos, em média.

Talvez por isso, a maior parte da demanda atual está atrelada aos sistemas residências, que representam cerca de 42% da potência total conectada à rede, seguido pelos comerciais, que representam 39%. Minas Gerais é o estado com maior número de sistemas conectados à rede, com 4.161 conexões. Em seguida vem São Paulo, com 3.744 conexões; e Rio Grande do Sul, com 2.314 conexões, revelam dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

“Nosso foco são justamente esses pequenos consumidores. Nós temos know-how no desenvolvimento de soluções exclusivas e focadas em nichos específicos”, explica o executivo.

A escolha para desenvolver mais um produto de nicho está no potencial de crescimento desse negócio para os próximos anos. De acordo com um estudo desenvolvido pela Greener, uma consultoria especializada no setor fotovoltaico, o segmento faturou aproximadamente R$ 1,47 bilhões, em 2017. O relatório também aponta ainda que até agosto, o crescimento foi de 94% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Já segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), atualmente apenas 0,8% da geração de energia do Brasil é de origem fotovoltaica. Porém, a entidade acredita que até 2040 esse índice possa chegar a 32%. Entre os motivos para esse entusiasmo estão o financiamento do setor bancário e os incentivos do governo nesse segmento com isenção de impostos.

           Com base nesse cenário, no próximo dia 29 de novembro, a Argo Seguro organizará mais um Protector Webinar, treinamento online e gratuito, sobre o produto Fotovoltaicos. Serão abordadas as suas principais características, argumentos de vendas, exemplos de sinistros, entre outras informações que ajudem os corretores a alavancarem mais as suas vendas. Para se inscrever, basta acessar o endereço https://goo.gl/oFWMTh

 

Fonte: Assessoria