Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Apresentações celebram o início dos Jogos Escolares de Coruripe

11 de dezembro de 2023

É a primeira celebração unificada de jogos escolares com participação de mais de 900 alunos

A rua Lindolfo Simões, no Centro de Coruripe, ficou pequena para o desfile entusiasmado dos estudantes da rede municipal de ensino. Na tarde da última terça-feira (5), eles participaram da celebração de abertura dos Jogos Escolares de Coruripe, que teve como tema, Coruripe nas quatro linhas: Arte, Belezas, Educação e Esporte.

Os jogos deste ano contaram com um diferencial, é a primeira edição no município que será unificada. Na abertura dos jogos o prefeito Marcelo Beltrão, secretária Cintya Alves, vereadores, equipe Semed, estudantes e população prestigiaram a celebração.

A tradição, inovação, cultura e espírito esportivo foram os pontos da celebração do evento que ressalta não apenas a competição, mas também a arte que se entrelaça em cada palha de Ouricuri, fruto do talento das artesãs do Pontal de Coruripe.

“É o primeiro evento de grande porte aberto ao público. Na programação a história do município, desde os índios Caetés até as novas tecnologias, por meio de um espetáculo de dança, homenageando também pessoas ilustres que representam Coruripe como, por exemplo, os artesãos, pescadores, marisqueiras, cortadores de cana, comerciantes, feirantes e os turistas.  Enfatizando as belezas naturais e a Educação Municipal que é referência nacional”, explicou Rayara Beltrão, coordenadora de Educação Física da rede.

A celebração reuniu mais de 900 alunos das escolas públicas municipais, e destes, 100 formaram a delegação que homenageou os mais de 900 medalhistas da rede municipal de ensino em diversas olimpíadas.

O prefeito Marcelo Beltrão falou sobre a celebração dos Jogos Escolares: “Entendemos que todos os esportes são ferramentas educacionais e a gente vem incentivando o esporte e a prática desportiva. É um momento muito legal vendo também a história de Coruripe contada por essas belas apresentações. Juventude alegre para participação nos jogos com todas as escolas confraternizando, com atletas, toda a equipe que faz a nossa rede educacional, população e os demais alunos”, destacou Marcelo.

A abertura dos jogos contou com fanfarras convidadas a primeira foi a Padre Luiz Barbosa Leite de Piaçabuçu, campeã alagoana e segundo lugar na categoria Percussão Rudimentar Juvenil na XVI Copa Nordeste Norte de Bandas e Fanfarras, e a segunda foi a de Feliz Deserto Anadeje Caetano e encerrando a celebração a fanfarra São José Vila Real do Poxim. Anteriormente representando a jornada ampliada nas escolas, teve a apresentação do grupo de flauta da Escola São Rafael.

Muito animado no desfile, Luís Felipe Florêncio do 7º ano C da EMEB Cláudio Daniel relatou sobre a emoção. “Eu gosto de participar dos jogos com meus colegas, é muita emoção e hoje com os alunos das outras escolas para poder fazer amizades e trocar experiências por meio do esporte. Como minha mãe fala, além de fazer bem à saúde, o esporte diverte e ajuda no meu desempenho”, relatou Felipe.

Na solenidade todos assistiram ao vídeo de percurso da passagem e revezamento da tocha olímpica nas escolas. Em seguida, um dos momentos de maior emoção, coube à atleta Rihanna Letícia, campeã alagoana de Badminton a honra de acender a Pira em formato do farol do Pontal de Coruripe, a pira foi repassada pelos alunos Deivid Sena, medalha de ouro no campeonato alagoano de karatê e pela aluna Geovanna da EMEB Mont Serrat.

A secretária de Educação, Cintya Alves destacou a importância dos jogos na vida dos alunos. “É fundamental essa edição unificada. Nosso desfile saiu da Semed até o palco principal. A abertura foi um espetáculo com nossos alunos com as apresentações culturais, além do revezamento da tocha olímpica por todas as escolas finalizando com o acendimento da pira. Agradecemos o empenho de todas as escolas, da equipe Semed, dos alunos e da comunidade que veio prestigiar esse momento”, disse a secretária.