Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Aplicativo da CVM ensina sobre mercado de capitais

26 de março de 2015

cmv-gov-br

(Foto: www.cmv.gov.br)

Atraídos pela facilidade para se comunicarem e se divertirem, os jovens estão cada vez mais conectados aos smartphones. E é por meio desta ferramenta que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) está reforçando seu trabalho de conscientização sobre educação financeira para esse público, com o aplicativo CVM Jogos.

O programa foi lançado na tarde desta quarta-feira, 11/3, durante o evento Educação Financeira para Jovens, promovido no Rio de Janeiro pela Autarquia. Com a presença de cerca de 110 alunos de escolas públicas, o presidente da CVM, Leonardo Pereira, destacou que a educação financeira também pode ser divertida.

CVM Jogos é gratuito e reúne games de perguntas e respostas sobre assuntos como ações, mercados de bolsa e de balcão, companhias abertas, entre outros. Caminho Financeiro é o primeiro jogo disponível no aplicativo, com questões baseadas no livro TOP Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro, produzido pela Autarquia, e que pode ser baixado gratuitamente no Portal do Investidor. Laura Cristina, aluna do 3º ano da Escola Estadual Pedro Álvares Cabral já conferiu a novidade e faz um elogio. “O mercado de capitais, para mim, é algo novo. O jogo fala a nossa língua, fazendo com que a gente entenda melhor os assuntos“, comentou.

O aplicativo já pode ser baixado no Google Play em dispositivos com o sistema operacional Android. Em breve, também será disponibilizado para iOS e terá novos jogos. O público-alvo do aplicativo é formado por estudantes universitários, porém, a ferramenta pode ser utilizada por todos os interessados em aprender mais a respeito do mercado de valores mobiliários.

Bate-papo e teatro conscientizam sobre educação financeira

De maneira descontraída, os participantes do evento Educação Financeira para Jovens receberam lições importantes sobre o tema, dadas por um time de profissionais de diversas áreas de conhecimento.

Os estudantes também puderam tirar várias dúvidas sobre uso de cartão de crédito, funcionamento do mercado de valores mobiliários e demais temas. Foram palestrantes no evento a psicóloga econômica, Vera Rita de Mello Ferreira, a representante da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), Cláudia Donegá, o colaborador da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, Wagner Meneses Pereira, e a jornalista Mara Luquet.

Ao final, a peça teatral O Drama da Família Gastão mostrou os impactos da falta de planejamento financeiro no dia a dia de uma família endividada.

O encontro faz parte da programação organizada pela CVM para a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), promovida por membros do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). A Semana vai até o dia 15 de março. Acesse mais informações sobre a iniciativa.