Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Alunos do Senac promovem lançamento de e-book sobre gastronomia maceioense

17 de novembro de 2022

Evento será realizado na noite do dia 17 de novembro, no Senac Poço.

Alunos do Senac promovem lançamento de e-book sobre gastronomia maceioenseRica em sabor e cultura, mas com carência de registros históricos. Assim é a gastronomia maceioense, que tanto encanta turistas e que, cada vez mais, ganha destaque no cenário nacional. E foi para suprir um pouco dessa necessidade e enaltecer a culinária regional que os alunos da primeira turma do curso Técnico em Gastronomia do Senac Alagoas criaram o e-book “Amostradinha – Histórias, receitas e releituras de pratos tradicionais da gastronomia maceioense”. O lançamento do livro será realizado na noite do dia 17 de novembro, no Senac Poço, e será aberto para todos os interessados em Gastronomia.

Segundo Felipe Albuquerque, aluno da turma e parte da equipe de comunicação do projeto, “a ideia do e-book surgiu quando fomos provocados pela instrutora Priscila Brandão, em um dos primeiros trabalhos do curso. Sentimos dificuldade em encontrar fontes de pesquisas sobre a cozinha Alagoana, então tornamos nosso objetivo mapear o saber e o fazer da gastronomia tradicional da cidade de Maceió, identificando quem são os principais atores, ingredientes, e modo de preparo de algumas comidas que são perpetuadas apenas na oratória da comunidade que rodeia a produção”.

Também parte da turma, a jornalista e blogueira gastronômica, Nide Lins, teve um importante papel durante as pesquisas para o livro. “Esse trabalho valoriza as tradições e mostra que é possível usá-las em ambientes gastronômicos modernos, já que, além dos sabores, elas trazem a história das receitas que são ricas e destacam ingredientes e produtos locais. Escrevê-las no e-book, portanto, é uma forma de eternizar esses pratos e os cozinheiros responsáveis por eles”, falou ela.

Quer fazer parte desse momento histórico para a gastronomia maceioense? Inscreva-se de forma gratuita no link: https://doity.com.br/projeto-amostradinha. Vagas limitadas.