Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Alunos da Ufal têm chance de participar do próximo HackaTruck da IBM

06 de setembro de 2022

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será ponto de parada de um caminhão super esperado por quem adora tecnologia e inovação. No mês de novembro o HackaTruck MakerSpace vai estacionar ao lado do Instituto de Computação (IC) e receber estudantes selecionados para um curso de capacitação promovido numa parceria entre IBM, Flex e Instituto Eldorado.

Para ter acesso ao projeto, os alunos da Ufal, de qualquer área do conhecimento, interessados em participar, devem se inscrever gratuitamente na etapa EaD do curso intitulado Conceitos e Fundamentos: Algoritmos, Programação Orientada, Objetos com Swift, JavaScript e RESTful APIs. Os estudantes que tiverem os melhores desempenhos podem ser selecionados para as 56 vagas da segunda etapa, de forma presencial, no caminhão HackaTruck.

O curso on-line começa no dia 19 de setembro e as inscrições serão abertas a partir do dia 14, após evento de abertura no Instituto de Computação, no site do projeto. Será preciso informar o código promocional HTMSUFAL22.

“Para o pontapé inicial, a IBM enviará um representante para realizar uma palestra destinada aos alunos interessados em participar do treinamento. A palestra será no auditório do Cepetec [por trás do Instituto e Computação], no dia 14 de setembro, às 13h”, adiantou o professor Davi Bibiano, diretor do IC.

O caminhão já esteve na Ufal em 2016 e volta ao Campus A.C. Simões reformulado, com um laboratório móvel onde os alunos podem participar ativamente, exercitando a capacidade criativa, o senso crítico e a visão empreendedora.

Após um período longe das estradas, o projeto retoma a capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) de Tecnologia da Informação, em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis associados com Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) em ambiente maker, e ênfase em conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem.

“Durante a pandemia, as atividades presenciais que aconteciam em nosso caminhão tecnológico foram suspensas. Na ocasião, se fez necessário a transição do curso presencial para a modalidade remota, por intermédio de uma análise do conteúdo programático e adaptações para o ensino remoto conectado com aulas on-line com nossos instrutores. Assim, a capacitação foi reformulada para continuar a atender os alunos de todo o país”, explicaram os organizadores.

De volta ao formato presencial os estudantes recebem maior engajamento por meio da aplicação de conceitos da metodologia ativa aplicada e da aprendizagem prática que vivenciam no espaço maker existente.

Sobre o projeto

Iniciado em 2015, como um projeto dinâmico de capacitação sobre rodas, foi concebido por meio de um laboratório móvel que funciona como uma sala de aula itinerante, integrando e capacitando estudantes do ensino superior de todo o país em novas tecnologias. Neste espaço, alunos criam e desenvolvem protótipos de aplicativos móveis relacionados aos temas estudados. O projeto é patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado.

Desde que começou na estrada, o HackaTruck visitou 66 instituições de ensino superior brasileiras, capacitou gratuitamente 9.627 alunos no seu curso a distância em Lógica de Programação, Orientação a Objetos, Fundamentos de Swift, e JavaScript e RESTful APIs, e 2.541 discentes em seu laboratório móvel e em atividades remotas, em temas como programação Swift para Plataforma iOS, práticas de Cloud Services e Internet das Coisas, além de ter proporcionado a criação de 510 protótipos de apps.

As atividades de capacitação que ocorrem no caminhão tecnológico, com capacidade para 28 alunos por período, são voltadas aos estudantes das instituições de ensino parceiras, que se consolidam com o desenvolvimento de atividades presenciais em Programação Swift, incorporadas a Práticas de Cloud Services, Serviços Cognitivos e Internet of Things (IoT), com carga horária de 100 horas. O processo de seleção é direcionado pelo curso a distância.

“Sempre de forma colaborativa, criativa e recheada de práticas, os desafios da capacitação ficam por conta dos projetos a serem desenvolvidos pelos alunos, que são estimulados pelos instrutores a pensar sobre sete temas de grande importância para a sociedade: saúde, educação, indústria 4.0, varejo, segurança, mobilidade urbana e sustentabilidade. A tecnologia IoT traz possibilidades para a criação de soluções com a linguagem de programação, associada aos dispositivos que se conectam à Internet”, adiantaram os organizadores.

A iniciativa também conta com apoiadores como: Epson, por meio de projetores, Sethi 3D, com impressoras 3D, Bosch Rexroth, com multissensores para diferentes aplicações, Dremel, com ferramentas rotativas, Norion, com gravação de imagens e análise inteligente de imagens de vídeo, e Truckvan, com a produção da unidade móvel.