Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Alagoas Feita à Mão participa do maior festival de criatividade do mundo

26 de abril de 2023

“World Creativity Day” acontece de 20 a 22 de abril, no Centro de Convenções; inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: www.worldcreativityday.com

Texto de William Makaisy
Fotos de Lucas Meneses

O Programa Alagoas Feita à Mão, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL), participa do World Creativity Day, maior festival colaborativo de criatividade do mundo. O evento, que acontece em Maceió, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, começou nesta quinta-feira (20) e vai até sábado (22) – o festival será realizado de forma simultânea em diversas cidades brasileiras e a programação conta com oficinas, palestras e atividades gratuitas para os participantes.

Com o tema ‘A Era dos Criadores de Impacto’, o festival promove uma série de atividades gratuitas de educação, cultura e entretenimento, para acelerar o desenvolvimento econômico sustentável na capital alagoana. A participação do Alagoas Feita à Mão se dará através de uma roda de conversa, que acontece na sexta-feira (21), às 11h, através de bate-papo com a coordenadora do programa, Daniela Vasconcelos, e com as artesãs Júlia Ferreira, dona da marca Flor de Caroá; as artesãs Ariane e Arivânia, responsáveis pelo Atêlie Bordeliê, além de Gabriela Macêdo, dona da marca Retaliário.

Segundo a coordenadora do Alagoas Feita à Mão, Daniela Vasconcelos, o convite para participar do evento é uma oportunidade de mostrar um pouco mais o trabalho do Programa.

“Nós recebemos esse convite tão legal para que o Alagoas Feita à Mão tivesse um painel no ‘World Creativity Day’ e não podíamos deixar de comparecer. Essa é mais uma oportunidade do Programa mostrar sua atuação e a maneira como ele se relaciona com os diversos segmentos dentro do próprio artesanato alagoano, seja ele o tradicional ou o contemporâneo e, claro, suas vertentes, voltadas para sustentabilidade e inovação”, destaca.

Para Ariane Pinto, artesã responsável pelo ateliê “Bordeliê” junto a sua mãe, poder falar sobre seu trabalho em um evento tão importante é gratificante.

“Nós fomos convidados para um painel do Alagoas Feita a Mão e estamos muito felizes com esse convite. Vamos falar sobre a criatividade e como trazemos inovação do bordado tradicional ponto cruz para o nosso trabalho”, disse.

Dia Mundial da Criatividade

O Dia Mundial da Criatividade é uma iniciativa da World Creativity Organization (Organização Mundial da Criatividade), organização responsável por difundir a marca World Creativity Day, que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.