Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Ministério da Agricultura quer otimizar o uso do seguro rural

23 de abril de 2015

No Brasil, um dos gargalos na contratação do seguro é o serviço ser usado como moeda de troca pelas instituições financeiras.

No Brasil, um dos gargalos na contratação do seguro é o serviço ser usado como moeda de troca pelas instituições financeiras.

O Ministério da Agricultura (Mapa) vai criar, em parceria com entidades do agronegócio, um grupo de trabalho permanente para otimizar o uso do seguro rural no país. A ministra Kátia Abreu se reuniu nesta quarta-feira, 22, em Brasília, com o secretário de Política Agrícola do Mapa, André Nassar, representantes da Aprosoja, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

De acordo com as entidades, um dos problemas na contratação do seguro é o serviço ser usado pelas instituições financeiras como moeda de troca no momento de conceder um financiamento ao produtor rural. A Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), por exemplo, sugere que sejam aplicados no Brasil modelos internacionais para evitar esse tipo de situação.

– Nos Estados Unidos, por exemplo, 80% da agricultura é segurada, seguro com subvenção. O crédito rural norte-americano é zero, não existe crédito rural. Porque o produtor com uma apólice de seguro se dirige a um agente financeiro e esse agente, perante a apólice vai negociar. De repente é um caminho que o Brasil pode seguir – sugere o presidente da Faeg, José Mário Schreiner.

O gerente da Cooperativa de Crédito do Paraná (Credicoamo), Dilmar Peri, defende que o governo deveria desburocratizar o acesso ao seguro. Na Credicoamo, por exemplo, 98% dos associados contam com a negociação da cooperativa para contratar o serviço.

– O ponto de vista do sistema cooperativista é que as distribuições têm que acontecer na mão do agricultor, lá no campo, proteção ao crédito. E o Ministério está muito preocupado ainda em qual é o volume necessário pra fazer isso no Brasil – pontua Peri.

Fonte: Canal Rural