Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Secult realiza oficina de capacitação de Base Conceitual do Artesanato Brasileiro em Paripueira

02 de maio de 2023

Ação tem objetivo desenvolver o artesanato local e incentivar novos artesãos

Daniel Borges/Ascom Secult

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), em parceria com a Prefeitura de Paripueira, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza, nos dias 02, 03 e 04 de maio, das 09h às 13h, oficina de capacitação de Base Conceitual do Artesanato Brasileiro. A ação será ministrada pela Mestra do Patrimônio Vivo e Mestra Imortal do Brasil, a artesã Vânia Oliveira.

O curso tem como objetivo proporcionar aos artesãos o conhecimento a respeito da Base Conceitual do Artesanato, tendo como foco o desenvolvimento do artesanato local e incentivo aos novos profissionais.

A base conceitual é utilizada para padronizar e estabelecer os parâmetros de atuação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em todo o território nacional, e subsidiar o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), em parceria com as Coordenações Estaduais do Artesanato.

De acordo com a superintendente de Políticas Culturais da Secult, Janinne Miranda, a iniciativa visa oferecer ferramentas para desenvolver o potencial dos artesãos locais. “Trará novas oportunidades para o município de crescimento econômico, desenvolvimento social e retorno cultural aliado à realidade turística do local”, destacou.

Os interessados em participar da oficina devem efetuar a inscrição na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na antiga Escola Marinalva Felix, na Rua Francisco Rosa, 35.