Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Festival Paralímpico 2023 recebe inscrições de participantes

26 de abril de 2023

Proporcionar a crianças e adolescentes a inclusão e a vivência com os esportes paralímpicos. Esses são alguns dos objetivos do Festival Paralímpico, que será realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), no dia 20 de maio.

As inscrições para o Festival já estão abertas e devem ser feitas neste link. Podem participar crianças e adolescentes com e sem deficiência, com idades entre 8 e 17 anos. As inscrições são limitadas, sendo 80% destinadas para as crianças e os adolescentes com deficiência e 20% para os sem.

O evento é aberto ao público e não precisa ter experiência, uma vez que o foco principal do Festival é promover a experimentação esportiva de forma lúdica. Em 2022, o evento registrou sua maior edição com a participação de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) já divulgou os 120 núcleos selecionados para sediar o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023. Este ano, de maneira inédita, o evento vai ocorrer em duas etapas: a primeira será no dia 20 de maio; a segunda, 23 de setembro. Todas as 27 unidades federativas do Brasil receberão o Festival em 2023.  Em Alagoas, o evento vai ser realizado na Ufal, sob a organização das professoras do Iefe, Neiza Fumes e Soraya Santos, e também no município de Pilar.

Dos 120 núcleos selecionados, 34 são Centros de Referência que integram o projeto que faz parte do Plano Estratégico do CPB com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

Ao longo dos anos, o evento vem crescendo e mostrando a capacidade de mobilização por meio do esporte. A primeira edição do Festival Paralímpico, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada por causa da pandemia de covid-19. Já em 2021, o Festival Paralímpico reuniu 8 mil crianças em 70 sedes espalhadas pelo país.