Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

SMTT inicia operação de um novo binário em Cruz das Almas

07 de março de 2023

Novas intervenções buscam promover ordenamento no trânsito local

As equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciaram, neste sábado (4), um binário das avenidas Pilar e Santana do Ipanema, em Cruz das Almas. A nova etapa de intervenções tem o intuito de dar mais fluidez e segurança viária ao trânsito da região.

“A gente tá muito satisfeito. Era um problema antigo, pois Cruz das Almas vem crescendo muito e era necessário termos esse binário. A gente tá muito ansioso para que a coisa dê certo, inclusive, já ouvimos muitos elogios. Fizemos várias reuniões na comunidade, convocamos os moradores para que ouvissem e dessem sugestões, junto com a SMTT, para que houvesse um consenso entre as partes e chegássemos num ponto que melhorasse o bairro”, contou o líder comunitário, Aldo Omena.

Com a mudança, a Avenida Pila tem seu fluxo apenas no sentido orla de Cruz das Almas/Avenida Gustavo Paiva. A Avenida Santana do Ipanema, por sua vez, passou a funcionar apenas no sentido Avenida Gustavo Paiva/orla de Cruz das Almas. A Avenida Penedo, que funciona como conexão, passou a operar apenas no sentido Cruz das Almas/Jatiúca. Já as demais transversais não sofreram alterações.

O superintendente da SMTT, André Costa, acompanhou o início das operações e destacou que os trabalhos foram idealizados para garantir maior ordenamento na região.

“Após termos feito o binário das avenidas Gustavo Paiva e Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, finalizamos as intervenções dentro do bairro. Todas as ruas internas, agora, são mão única com os locais para estacionamento proibidos e permitidos, devidamente ordenados, que resultam numa mobilidade ágil e segura para as pessoas que circulam e trafegam por elas”, destacou.

Para orientar e garantir a segurança de motoristas e pedestres, cerca de 300 placas de regulamentação e advertência foram instaladas. As sinalizações englobam a regulamentação de sentido das vias, placas pare, faixas de pedestre e indicações de lombadas.

“Com essa melhoria, reduzimos as interferências que uma via de sentido duplo ocasiona. Passamos por uma fase educativa, de discussão com a comunidade para viabilizar essa implantação e, agora, as mudanças passam a valer efetivamente”, explicou o diretor de Obras Viárias da SMTT, Luciano Martins.

Durante a adaptação dos condutores, as equipes da SMTT vão continuar na região, orientando os condutores e observando o fluxo pós intervenção para executar qualquer ajuste que for necessário.