Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Parceria entre MVV e PetAki realiza 1ª Feira Adote Um AUmigo no Bosque das Arapiracas

02 de março de 2023

Evento acontecerá de 2 em 2 meses no Centro da cidade arapiraquense; interessados podem contatar clínica

Em 2021, a Mineração Vale Verde (MVV) iniciou uma parceria inédita na região com a Clínica Veterinária PetAki, situada em Arapiraca, a partir do resgate humanitário de cachorros nas imediações do empreendimento em Craíbas.

Desse modo, foi lançada uma campanha em prol da adoção desses animais, após eles serem devidamente tratados e cuidados na clínica. Este ano, a Mina Serrote está de volta com a parceria com a PetAki, agora com a 1ª edição da Feira Adote Um AUmigo.

A Feira ocorreu neste sábado (25) no Bosque das Arapiracas, no Centro de Arapiraca, com vários “doguinhos” prontos para dar amor e carinho aos seus novos(as) tutores(as).

“E o melhor: os animais adotados já vão para os seus novos lares todos eles vacinados, castrados, vermifugados e microchipados! Esse é apenas o nosso primeiro evento em parceria com a PetAki. Teremos uma edição nova a cada dois meses, sempre enfatizando este aspecto de responsabilidade social, ambiental e de saúde pública que a MVV tem na região onde está inserida, aqui no Agreste alagoano”, pontua o gerente corporativo de ESG do Grupo Appian Brazil, André Maia.

No ato da adoção, além de levar o pet, o tutor(a) ganha o “Kit de Boas-Vindas”, que conta com 1 petisco; 1 cama; 1 vasilha para água; 1 vasilha para ração; 1 coleira peitoral com guia; e 1 pacote de ração. O tutor(a) responsável tem ainda direito a 1 consulta clínica e 1 castração (caso o animal eventualmente ainda não tenha sido castrado).

Uma dessas pessoas que teve o coração tocado foi a professora Aline Santos, de 29 anos, que veio da cidade de Feira Grande exclusivamente para esta edição piloto da Feira Adote Um AUmigo, após ver o anúncio nas redes sociais.

“Meu filho Nycollas Lohan, de 5 aninhos, queria muito um cachorrinho! O nosso pet anterior era um pinscher, mas infelizmente faleceu no ano passado. Ficamos todos muito tristes por essa fatalidade! E com essa oportunidade proporcionada pela MVV e o PetAki, vimos a possibilidade de retomar o cuidado de um cãozinho dentro da nossa casa novamente. Agora com ainda mais proteção! Ele será a alegria do nosso lar, com certeza! O amiguinho do meu filho. E ele já deu nome ao cãozinho: ele se chamará ‘Bolinha de Pelo'”, diz ela ao lado do filho e do marido José Valdo Mendes, igualmente emocionados.

Para o médico veterinário Daniel Tenório, à frente da PetAki, este primeiro evento foi um sucesso, junto à Mineração Vale Verde, e explicou um pouco sobre o projeto.

“Esses animais são retirados das ruas pela MVV e trazidos até a nossa clínica. São essencialmente animais em situação de abandono, atropelados ou, ainda, com algum tipo de alteração clínica. Eles passam pela equipe médica da PetAki e são feitos exames e cirurgias quando necessárias. Depois, nós entramos no processo de vacinação, controle de verminoses, controle de ectoparasitas [pulgas e carrapatos] e castração, para estarem aptos, então, para a devida adoção. Ou seja, é feito todo um preparo para eles chegarem até aqui à Feira Adote Um AUmigo”, pontua o médico veterinário.

Ainda segundo Daniel Tenório, outro ponto essencial, para além do atendimento médico, também é a ressocialização; o tratamento psicológico em si desses pets.

“A maioria desses animais, que são retirados de situações críticas das ruas, fica com muito medo das pessoas, não socializam e, às vezes, apresentam certa agressividade. Isso porque, em algum momento, foram maltratados ou sofreram algum tipo de trauma. E, desse modo, eles passam conosco, também, por um período de adaptação, onde trabalhamos a fundo essa questão de convívio com humanos e outros animais, a fim de que eles estejam hoje prontos para serem adotados e terem uma família, sendo a alegria desse novo lar”, diz.

A empresária Bianca Laureano, entusiasta da causa animal, foi para o Bosque exclusivamente para acompanhar a movimentação da edição piloto da Feira.

“Viemos e eu Daniel [Rocha, esposo] para a Feira da MVV com a PetAki e é maravilhoso ver uma ação como essa aqui em Arapiraca! O slogan é ‘Não compre: adote!’, até porque ninguém resiste a essas coisinhas lindas”, comenta ela.

Os pets seguem disponíveis na PetAki, para além da Feira em si. Caso você tenha interesse em adotar um “aumigo”, a clínica veterinária funciona 24h/dia e está situada na Rua Santos Dumont, nº 143, bairro Baixão, em Arapiraca. O contato telefônico do local é o (82) 9.9996-1035.

SOBRE A APPIAN BRAZIL

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado na Bahia – e a MVV – empreendimento de cobre com operação entre Craíbas e Arapiraca.