Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Como Coruripe reordenou ambulantes em espaço que gera R$ 1 milhão por ano

20 de fevereiro de 2023

Food Park do Pontal reúne negócios de alimentação e artesanato. 

Texto: Mercatus Jornal/ Foto: Secom – Prefeitura de Coruripe

Quando decidiu começar a vender sanduíches e hambúrgueres na praça Central do Pontal do Coruripe, há seis anos, Fernando Gouveia, se surpreendeu com o sucesso que o negócio fez.

Mas, desde que mudou o trailer do Nando Burger para o Food Park do Pontal, em fevereiro do ano passado, ele diz que conseguiu aumentar o faturamento em 80%.

“Meu faturamento aumentou e muito em comparação quando trabalhava na praça. Aqui a gente consegue atender um público que a gente nunca atendeu na vida. O público aqui é diferenciado. Mais turistas, pessoal que vem de fora”, conta o empreendedor.

Segundo ele, os visitantes acham o local “mais organizado”. O Food Park do Pontal foi inaugurado há 1 ano, como a primeira etapa do projeto de Reordenamento dos Destinos Turísticos do município de Coruripe, e chegou a movimentar R$ 1.023.600,00 no período, de acordo com levantamento feito pela Mercatus.

Como surgiu o Food Park do Pontal

O espaço foi construído em um antigo terreno da prefeitura, localizado na área central do povoado, e recebeu 16 comerciantes de alimentos que trabalhavam pelas ruas do Pontal de forma desordenada.

Com estrutura semelhante a food parks privados da capital, o local conta também com uma área exclusiva para que as artesãs que produzem itens com a palha do Ouricuri possam expor e vender os produtos.

Hoje, 44 pessoas estão empregadas direta ou indiretamente nos empreendimentos do food park, e há lista de espera para ocupar os pontos de venda disponíveis no espaço.

“O Pontal cresceu desordenadamente, com ruas muito estreitas, e esses trailers ficavam nas ruas, então dificultavam a passagem de ônibus que vinham com turistas. [Depois do Food Park], esse fluxo de transporte já melhorou bastante”, explica o Gerente de Turismo de Coruripe, Edson dos Santos. Por enquanto, a maior movimentação de clientes acontece nos fins de semana e feriados. “Nesses dias, as mesas que temos já não suportam a capacidade de pessoas. Virou o ponto de encontro de todo mundo, dos moradores e turistas”, conta o gestor.

No momento não são cobradas taxas pelo uso do espaço, e a prefeitura tem arcado com as manutenções em parceria com os empreendedores, mas segundo Edson, há a previsão de discutir formas de contrapartida para o Município.

Uma nova cara para o turismo de Coruripe

Mesmo rico em cultura, gastronomia e belezas naturais, Coruripe ainda possui potencial turístico para aumentar o fluxo de visitantes e diversificar a economia, que hoje tem grande participação da indústria de cana-de-açúcar.

Dentro deste objetivo, a prefeitura investiu em ações estruturantes e de reordenamento para ampliar a atratividade do destino.

No Pontal do Coruripe, por exemplo, além da construção do Food Park, foi realizada a requalificação da Praça Central, a revitalização do famoso Farol do Pontal, e a criação de dois pontos instagramáveis para fotos: o Beco do Amor e Beco do Pontal.

O Beco do Pontal está estruturado com um mirante para apreciar o pôr do sol, a praia e a faixa de areia.