Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Setur discute em Coruripe diagnóstico turístico da Região Sul

07 de fevereiro de 2023

Encontro reuniu empresários e representantes dos municípios como etapa do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável

Durante toda esta segunda-feira (06), empresários e representantes dos municípios e do estado, participaram em Coruripe de mais uma etapa do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável. A oficina é uma realização da Secretaria de Estado do Turismo e teve como objetivo apresentar um diagnóstico aos membros da Estância Lagoas, Mares e Rios do Sul Caminhos das Águas.

De acordo com a Gerente de Desenvolvimento Regional e Produtos Turísticos da Superintendência de Infraestrutura e Logística para o Turismo, Andréa Lessa, o encontro teve como objetivo apresentar um diagnóstico turístico aos empresários e municípios da Região, que envolve as cidades entre Marechal Deodoro e Penedo.

“Este diagnóstico aponta atrativos turísticos, levantamento de infraestrutura, produtos culturais, problemáticas e gargalos que possam ser resolvidos. O turismo não anda sozinho, com ele temos a segurança, limpeza, saúde pública, infraestrutura. São várias vertentes para que o turismo possa alcançar o êxito, atrair turistas e se consolidar. Por isso estamos aqui apresentando aos envolvidos todos os resultados obtidos com o levantamento”, explicou.

Todas as cidades que envolvem a Estância, de Marechal Deodoro até Penedo foram diagnosticadas. “Diante da análise, que faz vários levantamentos, incluindo o impacto econômico que o turismo apresenta naquela cidade, queremos contribuir para que o turismo possa ser trabalhado de uma forma mais direcionada e possa ser efetivado”, acrescentou Andréa Lessa.

O superintendente do Turismo de Coruripe, Edson dos Santos, afirmou que a oficina é uma ferramenta muito importante que busca debater como os envolvidos o turismo de forma efetiva e sustentável.

“Hoje Coruripe recebe uma das etapas do Plano de Desenvolvimento Sustentável. Neste encontro, com o diagnóstico, debatemos também de forma sustentável o turismo. Este trabalho é de grande importância, pode e vai contribuir muito para que possamos transformar o turismo em uma vertente econômica que pode contribuir muito com o desenvolvimento do nosso município. Potencial e belos atrativos são o que não faltam em nossa região”, observou.

O presidente da Estância Lagoas, Mares e Rios do Sul Caminhos das Águas, Marcos Jacinto, viu como positiva a iniciativa do Governo de Alagoas em trazer para os empresários e municípios o diagnóstico da região.

“A Estância vive um momento de vários diagnósticos. Contratamos uma empresa especializada em consolidação de destinos turísticos. Parte deste trabalho já recebemos. E nesta segunda tivemos acesso ao diagnóstico realizado pela Secretaria de Estado do Turismo. Vamos estudar e debater com todos as metas que serão implementadas a curto, médio e longo prazo. Este é o nosso objetivo, conhecer bem a região, suas potencialidades e dificuldades para discutir os próximos passos”, encerrou.