Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Prevenção da Obesidade: excesso de peso e estigma social são gatilhos que afetam saúde mental

17 de outubro de 2022

Pesquisas apontam que cerca de 60% das pessoas obesas sofrem com algum tipo de distúrbio psiquiátrico, como transtornos de humor e compulsão alimentar

Definida como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo, a obesidade é uma doença crônica que deve afetar cerca de 700 milhões de pessoas no planeta até 2025, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de ser prejudicial para a saúde física, o excesso de peso também pode afetar a saúde mental. Por isso, é preciso propor um tratamento integral ao indivíduo.

O psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica, Carol Costa, explica que ansiedade, depressão, compulsão alimentar e transtornos de humor são mais frequentes em pessoas que apresentam o índice de massa corporal (IMC) mais alto.

A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), inclusive, estima que cerca de 60% das pessoas obesas sofram com algum tipo de distúrbio psiquiátrico. “Além da atividade física e alimentação adequada, a psicoterapia pode ser uma forma de encontrar um novo estilo de vida e encarar o processo de emagrecimento com mais alegria, otimismo e leveza”, diz o profissional.

Entendendo o “comer emocional”

Apesar de não parecer, a relação humana com a comida é muito mais complexa do que a obviedade e concretude dos alimentos, que possuem não apenas características nutricionais, como também apelos sensoriais.

“Muitas pessoas buscam na comida o aumento da sensação dopaminérgica, que gera felicidade e prazer. É o que chamamos de ‘comer emocional’, que nada mais é que uma tentativa inconsciente de preencher um vazio.  Nestes casos, o ato de comer não é uma necessidade fisiológica, mas é utilizado para aliviar um estresse ou até mesmo como uma forma de autopunição”, afirma o profissional de saúde mental.

Vergonha ou insatisfação com o próprio corpo, baixa autoestima e autoconfiança, solidão, piora no desempenho profissional ou acadêmico, receio de fazer exercícios ou comer em público são alguns dos comportamentos e sintomas mais comuns que são gerados por esse tipo de condição.

A importância do apoio psicológico

Carol Costa reforça a importância do apoio psicológico no combate à obesidade e complementa ao afirmar que o estigma social, que associa beleza às pessoas magras com barrigas negativas, também impacta negativamente a saúde mental.

“Muitos ainda acreditam que, para perder peso, é preciso apenas ter força de vontade para comer menos e fazer mais exercícios. Mas não podemos desconsiderar a grande influência de fatores genéticos, ambientais e psicológicos”, pondera.

Confira dicas do psicólogo que podem ajudar no combate e prevenção da obesidade:

  • Identifique o motivo de você querer perder peso e reconheça os gatilhos que o levam a comer em excesso;
  • Aprenda a gerenciar o estresse e a ansiedade de maneira saudável;
  • Pratique o autocuidado: medite, durma bem e mantenha uma vida social ativa e tranquila.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022,  formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, 60 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde.

Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.