Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

1ª edição do Prêmio Autocuidado em Saúde recebe inscrições até 30 de setembro

20 de setembro de 2022

Premiação realizada pela ACESSA visa reconhecer profissionais, empresas, instituições e startups que tratem do conceito de autocuidado em saúde.

A ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde), principal interlocutora e representante no país sobre o tema do Autocuidado, realiza a 1ª edição do Prêmio Autocuidado em Saúde, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de projetos, pesquisas, campanhas, produtos, serviços e tecnologias que fazem a diferença na promoção do tema.

Os trabalhos indicados devem ser (ou ter sido) concebidos, conduzidos ou liderados por profissionais que trabalhem com projetos que atendam aos critérios das categorias da premiação de forma independente ou em estabelecimentos de saúde (hospitais, farmácias, indústrias, empresas de serviços, etc), entidades públicas, privadas, academia, terceiro setor e startups.

A criação do prêmio partiu da importância de conscientizar sobre o Autocuidado, prática que consiste na habilidade de indivíduos, famílias e comunidades a promoverem a saúde e prevenirem doenças, com ou sem o apoio de um provedor de saúde. O tema se tornou protagonista em tempos de pandemia junto aos indivíduos, famílias e comunidades, além de empresas de serviços e produtos de saúde, formadores de opinião e criadores de políticas públicas – atuantes em diferentes níveis e responsabilidades – sendo muito benéfica para a sociedade como um todo.

“Diante desse cenário e com o intuito de destacar, reconhecer e premiar profissionais, empresas e instituições que atuam na promoção do Autocuidado, a ACESSA decidiu anunciar o lançamento da 1ª edição do Prêmio Autocuidado em Saúde. A Entidade também acredita que é importantíssimo encorajar cada indivíduo a aumentar o conhecimento sobre o cuidado com sua saúde, o que pode ser uma estratégia altamente eficaz para otimizar recursos do sistema de saúde e torná-lo sustentável”, diz Rodrigo Garcia, presidente da Associação. 

Categorias e participação

Nesta 1ª edição, o Prêmio conta com quatro categorias, embasadas nos sete pilares do Autocuidado, que são: uso racional de produtos e serviços de saúde; conhecimento seguro de informações em saúde (ou literacia/letramento em saúde); bem-estar mental e autoconhecimento; prática de atividades físicas; alimentação saudável; consciência de atitudes de risco (como tabagismo e álcool em excesso); e boa higiene pessoal e do ambiente.  Portanto, as categorias instituídas foram as seguintes:

COMUNICAÇÃO EM SAÚDE E AUTOCONHECIMENTO – Contempla dois pilares do autocuidado: informação em saúde e autoconhecimento e saúde mental. Está aberta a soluções que promovem a capacidade dos indivíduos em obter, processar e entender informações básicas em saúde para tomar decisões apropriadas, assim como gerar iniciativas em prol do bem-estar mental e autoconsciência.

ESTILO DE VIDA – Partindo dos pilares atividade física e alimentação saudável, abrange projetos, pesquisas e demais iniciativas com foco em oferecer opções para vencer o sedentarismo e buscar uma dieta equilibrada como forma de melhorar o funcionamento do organismo e prevenir doenças.

PROMOÇÃO À SAÚDE – Baseada nos pilares consciência de atitudes de risco e boa higiene, é destinada a campanhas e intervenções que visem evitar ou reduzir comportamentos que aumentem diretamente o risco de doenças ou morte e práticas pessoais ou ambientais que previnam a propagação de doenças.

USO RACIONAL DE MIPS E OUTROS PRODUTOS – Abrange soluções que se apoiem no pilar do uso racional e responsável de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e outros produtos e serviços para o autocuidado, envolvendo o gerenciamento seguro e eficaz da saúde do indivíduo, quando apropriado, utilizando-se de medicamentos, produtos ou serviços sem a necessidade de prescrição de um profissional de saúde.

As indicações à premiação devem ser realizadas até o dia 30 de setembro, e podem concorrer trabalhos ou publicações desenvolvidos em território nacional entre junho de 2021 e junho de 2022.

O júri será formado por renomados profissionais de diferentes segmentos relacionados à saúde, que analisará os projetos indicados em duas etapas. Ao final da primeira delas, serão reconhecidos três finalistas de cada categoria, que serão divulgados nos sites da premiação da ACESSA e da revista VEJA SAÚDE. A partir disso, todo o júri participará da escolha dos quatro ganhadores, com anúncio marcado para ser feito em uma cerimônia no dia 8 de dezembro, com cobertura online e impressa.

“A divulgação das iniciativas finalistas e vencedoras servirão de insumo e incentivo à importante prática do autocuidado, por meio de evidências científicas ou projetos aplicados”, ressalta Rodrigo Garcia, presidente da Associação.

Para mais informações, confira o regulamento completo e saiba como participar clicando em Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA.

Para outros detalhes e dúvidas, estamos à disposição no seguinte endereço de e-mail: premioautocuidadoemsaudeacessa@gmail.com.