Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Seguradoras investem em tecnologia de reconhecimento facial para evitar fraudes em planos pets

12 de setembro de 2022

Empresas que comercializam planos de saúde para animais fecham parceria tecnológica com a PUPZ

O aumento das adoções de animais impulsiona o mercado pet, setor que não para de crescer no país, e com ele, cresce também a procura por planos de assistência à saúde animal. De acordo com um levantamento realizado pela consultoria Grand View Research, o setor de seguros para pets foi avaliado em US$ 8,3 bilhões em 2021 e deve alcançar US$ 32,7 bilhões no mundo até 2030, com uma expectativa de alta de 16,7% ao ano. Por conta disso, muitas empresas do segmento tiveram um crescimento significativo do número de clientes, porém um problema ronda o setor, as fraudes dos tutores.

Se em um plano de saúde convencional a foto e a biometria são utilizados para resolver esse transtorno, no caso de animais, principalmente das mesmas raças, esse tipo de recurso não se aplica. A empresa Au Happy, especializada em planos de saúde pet, tem sofrido com esse problema. Segundo a seguradora, muitos tutores de cachorros tentavam acessar o plano de saúde, sem contratar o serviço para o outro animal, por exemplo: o cachorro, da raça yorkshire possui o plano de saúde, porém, há um outro cachorro aparentemente similar que o contratante tenta passar pelo mesmo plano, sem abrir outro contrato.

Para Marcos Haroldo, gerente de tecnologia da Prime Results, responsável por desenvolver e implementar o aplicativo para a Au!Happy, esse problema de identificação de pets cobertos gerava uma alta incidência de fraudes no sistema, ‘’Nós precisávamos de ajuda para conseguirmos detectar essas falhas e solucioná-las, e foi quando tivemos conhecimento das inovações trazidas pela PUPZ. A empresa especializada em produtos pets criou um aplicativo de reconhecimento facial, disponível para Android e IOS, além de um microchip implantável nos animais.

A parceria entre as empresas foi consolidada para que a tecnologia da empresa pudesse ajudar a Au Happy a identificar os animais de duas formas, com o reconhecimento pelo focinho e pontos da face, e pelo microchip. “Nós levamos anos para desenvolver essas ferramentas capazes de identificar um pet, por mais que a motivação inicial tenha sido encontrar pets perdidos, temos notado que podemos contribuir com muito mais, como é o caso da Au Happy’’, explica Carlos Fabbro, especialista em tecnologia e idealizador da PUPZ.

A empresa de seguros pet oferece diversos planos e opções para os clientes. Com a mais recente parceria, a expectativa é que estes problemas sejam completamente excluídos, uma vez que as opções para checagem dos animais contratantes será dupla. ‘’Por enquanto, o sistema ainda não identificou novos casos fraudulentos, porém pretendemos ampliar muito a nossa operação e o uso da ferramenta’’, finalizou Haroldo.