Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

CRP-15 lança selo comemorativo para celebrar os 60 anos da Psicologia

31 de maio de 2022

Captura de Tela 2022-05-31 às 14.22.34.png
Para celebrar os 60 anos de regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil – comemorado em 27 de agosto – o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) lança, nesta quarta-feira (1), um selo comemorativo para compor materiais institucionais destacando a importância da atividade na formação social brasileira.
O selo comemorativo é composto pela marcação icônica dos 60 anos que acompanhado pela logomarca do CRP-15 expõe, em formato circular, a dinâmica de continuidade da Psicologia diante da ideia de história e futuro.

“É com imensa satisfação que estamos na representação institucional num momento tão significativo para a Psicologia Brasileira! Sim! Temos muitos desafios pela frente, mas temos ainda mais a certeza de que nós profissionais psicólogas(os) contribuímos de maneira significativa em instituições, espaços e contextos garantindo a valorização da saúde mental, desde seu mote mais individual até em contextos territoriais; possibilitando acessos a direitos e serviços. Quem tinha alguma dúvida do lugar e da importância da saúde mental diante da complexidade do que é viver com saúde tem podido sentir o quão diversas, ricas e protetivas podem ser nossas expressões afetivas no enfrentamento de situações de crise, como tem sido a pandemia da COVID-19”

HISTÓRICO
A Psicologia chegou ao Brasil no início do século XX. No entanto, foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962, pelo presidente João Goulart.
Em 1971, por meio da Lei nº 5.766, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia – que constituem o Sistema Conselhos de Psicologia. Atualmente, segundo dados do Conselho Federal de Psicologia (CFP), no país atuam mais de 420 mil psicólogas e psicólogos, sendo assim o Brasil o país com o maior número de profissionais da Psicologia em todo o mundo.
Com atuação em diversas áreas da sociedade, a Psicologia está presente nas clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, da educação, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os contextos de cuidado à saúde mental.