Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

UNINASSAU Maceió realiza evento em alusão à luta contra LGBTfobia

24 de maio de 2022

Atividade, em parceria com a OAB/AL, reuniu pessoas trans para compartilharem suas histórias
O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e do curso de Direito, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Alagoas (OAB/AL), realizou, na última terça-feira (17), no auditório da Instituição de ensino, o evento “Violências LGBTQIA+: minhas cicatrizes não são a minha história”. A atividade ocorreu em alusão ao Dia Internacional Contra a LGBTfobia.
O evento reuniu as mulheres trans Bianca Nunes, que é digital influencer e modelo; Natasha Wonderful, atriz e presidente da ACTRANS; e Sophia Braz, professora, digital influencer e ialorixá. Também marcou presença como convidado o homem trans Tiago Camilo, que atualmente trabalha como Policial Civil de Alagoas. Na oportunidade, os quatro convidados, que são pessoas trans com diferentes vivências, compartilharam suas histórias e lutas, bem como as conquistas e superações.
“Foi um momento ímpar e histórico para a UNINASSAU Maceió, em que os nossos alunos viram, mais uma vez, que o Direito existe dentro da sociedade, como tal, para todos. Destaco os direitos constitucionais de liberdade e igualdade e contra qualquer tipo de LGBTfobia. Reforçamos ainda que a UNINASSAU está em constante parceria com a OAB/AL, sempre engajando seus alunos a participarem da Ordem”, pontuou Vitor Montenegro, coordenador do NPJ do UNINASSAU Maceió.
De acordo com Marcus Vasconcelos, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/AL, a proposta foi trazer para o ambiente acadêmico as vivências de pessoas trans. “A OAB/AL, por meio da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero, em parceria com a UNINASSAU, convidou quatro pessoas trans, de diferentes frentes, para que pudessem expor suas vivências de uma forma mais leve, mas trazendo abordagens de violência, pois infelizmente isso faz parte da vida de todas as pessoas trans”, afirmou Marcus.
“Elas precisam ser incluídas e humanizadas. Embora sejam pessoas que possuam histórias e caminhos diferentes, existem problemas que são enraizados em cada uma das suas vivências. É isso que pudemos perceber hoje. Cada um tem suas dores, suas cicatrizes, mas isso não os resume, então foi honroso recebê-los e saber que o UNINASSAU está disposto a fazer dessa parceria algo positivo para todos nós. Além disso, o dia 17 de maio reforça a luta contra a LGBTfobia e temos muito mais a lutar do que a comemorar”, falou o presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/AL.
“Achei o evento muito emocionante e necessário. Ao ouvir as histórias dos convidados, a gente não consegue sentir na pele o que passaram, mas é possível ter uma noção da dificuldade diária enfrentada por todas as pessoas trans”, destacou a aluna de Direito da UNINASSAU Maceió, Rebeka Cavalcante, salientando que é muito importante que a Instituição abra espaço para esse tipo de debate, pois é rara a presença de pessoas trans no meio acadêmico.

Uma das convidadas do evento, Sophia Braz, é professora, digital influencer e ialorixá. Ela afirma que é fundamental ter pessoas trans ocupando espaços como a universidade. “É fundamental para abrir portas para outras pessoas e trazer visibilidade para o nosso público. Que essa visibilidade possa existir por longas datas e que as pessoas possam somar por igualdade, direitos humanos e direitos iguais”, finalizou Sophia.