Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

HDI Seguros: motoristas devem ficar atentos a picos de chuva

21 de março de 2022

 

Carro verde antigo estacionado

Descrição gerada automaticamente

 

Fenômeno pode causar alagamentos e pegar condutores de surpresa

São Paulo, 21 de março de 2022 — A instabilidade do clima deste verão tem assustado os brasileiros. As fortes chuvas que temos presenciado chegam de surpresa de norte a sul do país e são responsáveis por diversos danos nos automóveis, desde o sistema elétrico até o motor ou mesmo pela perda total do carro, principalmente durante alagamentos.

Tendo em vista os extremos da estação, é fundamental que os motoristas se protejam contra eventuais estragos no veículo. A prudência do condutor no trânsito é a primeira ação preventiva. “Em situações de alagamento, é sempre recomendada a cautela, não se arriscar com o veículo. Escolher passar com o carro pela enchente em vez de estacioná-lo e procurar um lugar para se abrigar coloca em risco a segurança do motorista e a integridade do carro”, avalia Carla Oliveira, Diretora de Automóvel da HDI.

Em casos em que os danos são inevitáveis, contar com um seguro auto ameniza o prejuízo e garante a locomoção do condutor sem maior dor de cabeça. Pensando em cenários como esse, no seguro auto da HDI, é possível encontrar, por exemplo, a cobertura de danos causados pelas enchentes, que protege o veículo em caso de submersão parcial ou total em água doce proveniente de enchentes ou inundações, inclusive no caso de veículos guardados em subsolo. O serviço também inclui assistências 24h, como higienização por alagamento, guincho e carro reserva, entre outros.

Para que o condutor possa trafegar com segurança em situações de alagamento, aqui vão algumas dicas:

– Se a água tiver passado da metade da altura da roda do carro, o risco de ficar pelo caminho aumenta bastante, portanto não se aventure.

– Observe o movimento de caminhões e ônibus. Se algum desses veículos atravessar o alagamento ao lado do seu carro, há grande risco de ondas atingirem seu veículo, podendo até deslocar o automóvel.

– Devido ao aumento do esforço do veículo para vencer a resistência da água, é recomendado desligar rádio, ar-condicionado, luz interna e tudo que não for estritamente necessário para a segurança durante a travessia.

– Se o motor morrer, insistir em ligá-lo fará com que ele aspire água e seja danificado.

– Em dias de chuva, a aderência do pneu ao asfalto é menor, então mantenha sempre a manutenção do carro em dia.