Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Cibele Moura e Thais Canuto defendem políticas públicas para beneficiar a população

21 de setembro de 2021

A deputada estadual, Cibele Moura (PSDB), e a vereadora, Thais Canuto (MDB), falaram sobre os seus projetos para trazer benefícios para os alagoanos durante uma entrevista na segunda-feira (20), para Pedro Quirino, na Rádio Cidade 87.9 FM, em Pilar.

Em 2021, as duas saíram em defesa da Lei Liberdade para Menstruar, que baixa impostos sobre absorventes e permite que o governo do Estado possa entregar o produto às mulheres e meninas carentes; do Projeto de Lei para zerar o ICMS do gás de cozinha em Alagoas e do Projeto de Lei para reduzir a taxa de iluminação pública no Pilar.

De acordo com Cibele Moura o Estado vai começar a colocar a Lei Liberdade para Menstruar em prática, distribuindo os itens de higiene para as alunas, e diversos gestores municipais e vereadores se mostraram favoráveis no combate à pobreza menstrual.

“A cidade de Paripueira já aprovou esse projeto de lei. O prefeito Abrão Moura, que é meu pai, se comprometeu em estudar e colocar esse projeto para frente. Campo Alegre já começou a distribuição, e aqui no Pilar temos uma grande vereadora, a Thais Canuto, que entrou com o projeto na Câmara, que aprovou a indicação. Esperamos, que o prefeito abrace essa causa que é muita maior do que política de situação ou oposição, pois é uma causa das mulheres alagoanas”, explicou a deputada.

Thais Canuto fez a indicação em maio deste ano e desde então espera que a administração municipal coloque em prática. “Nós fizemos uma indicação para que o município disponibilize os absorventes para as meninas e mulheres carentes da nossa cidade nas unidades de saúde e nas escolas. Esta indicação foi aprovada por unanimidade, foi encaminhada para a Prefeitura e esperamos de fato, que o prefeito abrace essa causa e disponibilize esses itens para as nossas mulheres carentes”, reforça.

 

Cibele Moura refletiu sobre o seu projeto de lei para reduzir o preço do gás de cozinha ao conceder a isenção tributária total do Imposto Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mediante autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

 

“Qual a maior obra ou o maior projeto que um governo pode fazer para suas pessoas, se não ajuda-las a colocar comida nas suas mesas. Esse é o maior projeto. E como fazer isso? A gente podia estar tratando de um projeto de 200 páginas, para distribuir riqueza, distribuir renda. Mas é muito mais simples, é diminuir a carga tributária. Diminuir o imposto é deixar o dinheiro na conta do pai de família”, refletiu Cibele Moura sobre o seu projeto de lei, que tem como objetivo concede isenção tributária total do ICMS, mediante autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

 

Para Thais é muito importante quando os políticos trabalham com independência nos legislativos. Seja ele a nível federal, estadual ou municipal, quem ganha com isso é a população.

 

“É muito bom quando a gente trabalha na política com independência, e da mesma forma como eu vejo em mim, também vejo isso na Cibele. Ela vai ter dificuldade na Assembleia para aprovação do ICMS? Vai ter! Assim como nós teremos para a diminuição da taxa de iluminação pública do município. O projeto está nas comissões e a gente precisa que a população cobre! Cobre dos seus deputados para serem favoráveis ao PL do ICMS e que a população cobre dos seus vereadores para reduzir a taxa de iluminação pública. O compromisso da deputada, o compromisso da vereadora é com o povo”, destacou.