Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Fundación MAPFRE: Manaus recebe respiradores desenvolvidos pela USP

18 de janeiro de 2021

Manaus recebe respiradores desenvolvidos pela USP com apoio da Fundación MAPFRE

Ventiladores de baixo custo contaram com apoio da Fundación MAPFRE, que doou R$ 1,5 milhão para a produção de mil equipamentos

São Paulo, 18 de janeiro de 2021 – Um respirador desenvolvido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), com o apoio da Fundación MAPFRE, deve ajudar a população de Manaus a enfrentar um dos momentos mais críticos no sistema de saúde, desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Os primeiros ventiladores pulmonares de baixo custo Inspire foram enviados para a capital amazonense na última sexta (15/01) e um novo lote deve chegar amanhã (19/1), totalizando 40 aparelhos.

O respirador artificial foi desenvolvido nos primeiros meses da pandemia por um grupo de cerca de 40 pesquisadores e é 15 vezes mais barato do que respiradores convencionais. A Fundación MAPFRE participou do projeto, destinando cerca de R$ 1,5 milhão para a produção de mil aparelhos, considerando a aquisição de insumos e componentes, instrumentação para medidas de qualidade, além de testes e ensaios.

Atualmente, os ventiladores Inspire são utilizados no tratamento de pacientes de Covid-19 em diversos estados do país, entre eles São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Amazonas.