Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Alerta: Nome do CNSP vem sendo usado para enganar cidadãos

06 de abril de 2015

A Susep – Superintendência de Seguros Privados alerta os cidadãos sobre um golpe que tem sido praticado em larga escala por todo o país.

Os golpistas utilizam, em correspondências e contatos telefônicos, o nome do Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP para fazer as pessoas acreditarem na existência de valores a receber referentes a contratos de seguros ou planos de previdência. Algumas vezes, são mencionadas ações judiciais supostamente julgadas procedentes. Estes contatos são inteiramente falsos.

O Conselho Nacional dos Seguros Privados – CNSP é um órgão, vinculado ao Ministério da Fazenda, que expede normas para os mercados de seguros, resseguros, previdência complementar aberta e capitalização. Em nenhuma hipótese, o CNSP entra em contato com os cidadãos para fazer tais comunicações.

Além deste tipo de golpe, existem diversos outros em que são usados os nomes de Seguradoras, de empresas em liquidação ou falência e, até mesmo, de dirigentes e ex-dirigentes da Susep. Esses contatos, da mesma forma, não são verdadeiros. Seu objetivo é levar as vítimas a pagar quantias em dinheiro para liberação de benefícios que não existem e não serão pagos.

Recomendamos que não sejam efetuados pagamentos ou depósitos de valores sugeridos nesses contatos, nem sejam fornecidos dados pessoais ou cadastrais.
Além disso, qualquer cidadão pode fazer queixa às autoridades policiais competentes e encaminhar denúncia à Susep
.

Fonte: Susep