Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

MAPFRE Assistência dá dicas para evitar entupimentos em casa

07 de agosto de 2018

Plumber. Portrait of male plumber fixing a sink in bathroom

Problema corriqueiro em toda casa, entupimento de pia, ralos ou vasos sanitários podem ser evitados e, na maioria dos casos, tem solução simples. Quando há a necessidade de chamar um profissional, é possível contar com serviços de assistência 24h, como os prestados pela MAPFRE Assistência, companhia especializada em assistência a pessoas, residências e veículos.

Os sinais de entupimento são claros: a água não escoa rapidamente ou borbulha. De acordo com a MAPFRE Assistência, as causas do problema estão relacionadas à impregnação de gordura, ao descarte incorreto de resíduos sólidos e, até mesmo, depósito de cabelos no encanamento. “Em épocas mais frias do ano, a situação piora, pois a gordura acumulada fica mais grossa. Em nossa empresa, identificamos, um aumento de 12% nos pedidos do serviço de desentupimento no inverno”, comenta o diretor geral da MAPFRE Assistência, Eduardo Sena. “O problema também é mais comum em casas mais antigas, onde os canos geralmente são mais estreitos. ”

A manutenção preventiva pode ser uma boa opção para evitar entupimentos, por exemplo, a cada 60 dias, encher metade da cuba da pia com água fervendo e sabão em pó, soltando todo o volume de uma só vez para que as placas de gordura em formação sejam eliminadas do sistema de tubulação. “Apesar da maioria dos encanamentos ficarem sob o piso, dentro de paredes e até acima do forro, é essencial, com a ajuda de um profissional qualificado, fazer limpezas anualmente ou a cada seis meses, dependendo do grau de utilização”, orienta Sena.

Orientações para evitar entupimentos:

· Nunca jogue restos de alimentos na pia e, em favor do meio ambiente, tente separar lixo orgânico de reciclável;

· A mesma regra vale para óleo usado em frituras. O resíduo deve ser armazenado em garrafas plásticas, por exemplo, para descarte no lixo orgânico ou para entregue em centros de coleta que utilizam o material para fazer sabão;

· Utilize redes ou peneiras no ralo da pia para evitar que pequenos restos de alimentos desçam pelo encanamento;

· Vaso sanitário não é lixeira. Jogue papel higiênico, absorventes e fraldas no lixo;

· Depois do banho, retire os fios de cabelo que ficam presos no ralo e jogue no lixo;

· Nunca utilize use substâncias corrosivas (tipo soda cáustica ou ácido) para tentar desentupir os canos. Além de não resolver o problema, podem causar rupturas nas tubulações.

 

Fonte: Assessoria