Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Conhecimento, o principal aliado dos profissionais de Seguros

13 de julho de 2015

Presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar Foto: Paulo Rodrigues

Presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar Foto: Paulo Rodrigues

Nas últimas décadas, a indústria brasileira de seguros vem experimentando um crescimento sem precedentes, tanto qualitativo como de ordem quantitativa. A estabilidade econômica, o aumento do poder aquisitivo da população, o surgimento de uma nova classe consumidora, o fim do monopólio do resseguro, a entrada de novos players no País… esses e outros fatores têm contribuído para que o mercado se mantenha em ritmo constante de expansão.

Produtos surgem a cada dia, ampliando ainda mais as oportunidades de negócios de quem trabalha com seguros. Em meio a esse cenário promissor cabe, porém, um alerta. A forte competitividade que hoje rege as relações comerciais no setor exige a permanente capacitação dos profissionais que nele atuam. Do contrário, são altos os riscos de estagnação e insucesso.

Há 44 anos promovendo o ensino, a pesquisa e a difusão do Seguro em todo o Brasil, a Escola Nacional de Seguros contribui para o desenvolvimento do mercado através da formação e qualificação de sua mão de obra. Seguindo o modelo de educação continuada, a Instituição oferece produtos e serviços que atendem a todos os perfis de profissionais, desde aqueles que estão ingressando no mercado até os mais experientes.

Na área de ensino técnico, por exemplo, destacam-se os cursos de iniciação, de aprimoramento, de certificação técnica e de formação profissional de corretores de seguros e de comissários de avarias.

No âmbito do ensino superior, a Escola oferece, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), a Graduação em Administração com linha de formação em Seguros e Previdência, curso superior de excelência reconhecida pelo MEC.

Também no eixo Rio-São Paulo e em outras cidades de diferentes regiões, como Salvador (BA), Recife (PE), Curitiba (PR), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG), são disponibilizados cursos de MBA em diversas áreas de negócio, como Controles Internos, Gestão de Seguros e Resseguro, Gestão de Riscos e Direito do Seguro.

Há ainda a possibilidade de participação em treinamentos no exterior, viabilizados através de parcerias com instituições estrangeiras de renome, que também permitem a obtenção de certificação reconhecida internacionalmente, através da aplicação de exames no Brasil.

O ciclo de palestras gratuitas, que percorre mais de 80 cidades por ano, os seminários técnicos, a atividade editorial e os programas de bolsas de estudo completam o leque de programas educacionais da Escola. Vale ressaltar que muitos desses programas podem ser cursados na modalidade a distância, facilitando o acesso ao conhecimento por parte dos profissionais que estão em regiões mais remotas.

Deixo um convite a todos os profissionais da nossa indústria para que visitem uma de nossas 13 unidades ou que acessem nosso site institucional, www.funenseg.org.br, para conhecer a fundo tudo o que a Escola Nacional de Seguros disponibiliza.

Porque em tempos de alta competitividade o conhecimento é o principal aliado dos profissionais bem-sucedidos. E o mercado de seguros não foge à regra.