Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Preocupação com segurança ocupa orçamento familiar

23 de maio de 2017

Pesquisa de abrangência nacional, realizada em abril pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, traz um panorama da relevância que o tema segurança tem obtido junto à população brasileira. Do total de entrevistados, 52% foram vitimas ou conhecem alguém que foi vítima de violência, homicídio ou latrocínio. Ainda segundo os dados levantados, 65% das pessoas situadas nas regiões Norte/Centro-Oeste do país relataram a ocorrência deste cenário, contra 54% na região Nordeste e 51% no Sudeste.

Com a percepção elevada sobre insegurança, muitas famílias brasileiras têm buscado, cada vez mais, investimentos privados que aumentem a sensação de proteção em seus lares e também para a sua locomoção, já considerando estes custos no orçamento mensal.

Segundo o especialista em segurança e blindagem, Glauco Splendore, um dos motivos para o aumento da criminalidade e atentados contra a vida tem sido o crescimento do tráfico e consumo de drogas, juntamente com a maior atividade das chamadas facções, que estão cada vez melhor equipadas para o crime. “Hoje, apesar do aumento da ação da polícia no combate ao crime e apreensão de entorpecentes, os casos de latrocínio continuam crescendo por todo o país, com maior número de vítimas e este aumento está intimamente ligado ao tráfico de drogas e ao consumo do crack”, alerta.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em recente levantamento sobre os índices de crimes, somente no interior e litoral paulia houve um aumento de 44% nos caso de latrocínios no mês de março deste ano. Na Grande São Paulo, foram registrados mais de 35% de aumento entre os meses de janeiro e março, se comparados com o primeiro trimestre de 2016, acompanhado por crescimento no estado. Outro dado que chama atenção, e que afeta diretamente as mulheres, são as ocorrências de estupro, que subiram de forma expressiva nos primeiros três meses do ano na Grande São Paulo, (26%) e na Capital do estado (19,2%).

“Com todos estes agravantes é bastante comum que as famílias invistam em monitoramento, cercas elétricas, alarmes e veículos blindados para se sentirem menos vulneráveis”, elenca Splendore. Para ele, a integração entre as políticas municipal, e estadual de segurança seria uma forma de estabelecer um plano eficaz de combate ao crime.

“Enquanto a sensação de insegurança permanece, as pessoas continuam se utilizando da blindagem domiciliar, empresarial e veicular, que vêm crescendo de forma acelerada”, comenta Splendore.

Fonte: ML&A Comunicações