Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Riscos E&O na Área Médica no Brasil e EPL são debatidos em SP

10 de junho de 2015

Com o objetivo de esclarecer o papel do seguro no gerenciamento de riscos das sociedades empresariais, o III Encontro Internacional de Linhas Financeiras reunirá especialistas e executivos de empresas do ramo, em painéis de discussão que vão abranger os mais variados temas do mercado no Brasil e no mundo. Os destaques desta edição serão os produtos de Responsabilidade Civil Profissional (Erros e Omissões – E&O) – seguro que oferece proteção para profissionais liberais – e os painéis “Lei Anticorrupção”, que utilizará casos recentes para ilustrar o desenvolvimento da lei e medidas de adequação que deverão ser tomadas pela sociedade, já que seus impactos foram importantes nas exigências de controles internos e regras de compliance; “Responsabilidade Civil Profissional para a Área Médica” e “Soluções para Riscos Profissionais em Projetos Específicos”. O evento realizado pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), que conta com o apoio da Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e da Associação Brasileira de Gerenciamento de Risco (ABGR), acontecerá no dia 18 de abril, quinta-feira, das 9h às 18h, no Hotel Renaissance, em São Paulo.

Outro tema ainda pouco explorado no Brasil e que será objeto de discussão é o seguro EPL (Employment Practices Liability). Este tipo de risco consiste nas reclamações contra a empresa, relacionados a assédio moral decorrente de práticas trabalhistas indevidas. Também em debate o seguro D&O (Directors and Officers), que trata das reclamações contra diretores e conselheiros. Para o coordenador da Comissão de Linhas Financeiras da FenSeg, Gustavo Galrão, o contínuo processo de aumento da cultura de contratação dos seguros D&O e E&O, funciona como válvula propulsora de crescimento do mercado, no Brasil. O ano de 2014 apresentou um crescimento na ordem de 8%, com destaque para a contribuição dos prêmios oriundos do RC Profissional, que cresceram 14% no período. “Embora possa aparentar uma desaceleração em relação ao crescimento anual histórico – cerca de 20% nos últimos cinco anos -, o mercado de Linhas Financeiras voltou a crescer fortemente no primeiro trimestre de 2015, mostrando aumento de 39% em relação ao mesmo período do ano passado.”

Galrão acredita que a manutenção do crescimento acelerado é dada como certa, sendo um dos motivos, a correlação do seguro D&O com períodos de crise, quando há aumento de pedidos de recuperação judicial, falência e insolvência de sociedades, fatores que aumentam significativamente o risco dos administradores serem alvos em processos de responsabilidade, aumentando, assim, a sinistralidade e a importância dada ao seguro pelas empresas. Segundo o diretor executivo da FenSeg, Neival Freitas, o seminário será importante para a maior divulgação de um ramo de seguro ainda pouco conhecido no mercado brasileiro. “Para tanto, contamos com a presença de escritórios de advocacia e corretores de seguros especializados na matéria, além de técnicos em áreas de gerenciamento de riscos.”
Serviço:

III Seminário Internacional de Linhas Financeiras
Data: 18 de junho, quinta-feira
Horário: 9h às 18h
Local: Hotel Renaissance (Alameda Santos, 2233 – Cerqueira César, São Paulo)

PROGRAMAÇÃO:

O III Encontro Internacional de Linhas Financeiras espera receber 300 pessoas. Sua programação contará com a participação de representantes da FenSeg, da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Escola Nacional de Seguros. Aqueles que desejarem participar do Encontro poderão acessar o site da Escola pelo link http://www.funenseg.org.br/eventos/evento.php?idrc=1769. As inscrições serão aceitas até o dia 17 de junho.

8h30 às 9h
Credenciamento

9h às 9h30
Abertura: Representantes da FenSeg, SUSEP, Escola Nacional de Seguros

9h30 às 10h30
Palestra: Riscos Emergentes e Ciclos de Mercado
Palestrante: Kevin Lacroix
Mediador: Celso Soares (Zurich Seguros)
Debatedor: Marcus Smithson (Generali)

10h30 às 11h
Coffee Break

11h às 12h30
Palestras Técnicas

Sala 1 – Tema: Gestão de Riscos com Apólices de Linhas Financeiras
Palestrante: Gustavo Galrão (Argo Seguros)
Mediador: Fernando Gonçalves Pinto (Chubb Seguros)
Debatedor: Cristiane Alves (ABGR)
Debatedor: Cassio Gama Amaral (Mattos Filho)

Sala 2 – Tema: R.C.Profissional para a Área Médica
Palestrante: Raul Canal (Associação Brasileira de Direito Médico)
Mediador: Rodrigo Granetto (Ace)
Debatedor: Talita Graccioli (Zênite Assessoria e Consultoria)
Debatedor: Carlos Berlfein (Argo)

12h30 às 14h
Almoço

14h às 15h30
Palestras Técnicas

Sala 1 – Tema: Soluções Para Riscos Trabalhistas (EPL – Employment Practices Liability)
Palestrante – Adriana Calvo (Calvo e Fragoas Advogados)
Mediador: Rafael Domingues (Ace)
Debatedor: Juíza Lucia Toledo Rodrigues

Sala 2 – Tema: Soluções para Riscos Profissionais em Projetos Específicos
Palestrante: Luiz Antonio Oliveira (Liberty)
Mediador: Silvia Gadelha (XL)
Debatedor: Flávio Sá (AIG)
Debatedor: Rodrigo Cardona (Zurich)

15h30 às 16h
Coffee Break

16h às 17h30
Tema: Lei Anticorrupção
Palestrante: Dr. Salim Jorge Saud Neto (Mayer Brown)
Mediador: Celso Soares (Zurich)
Debatedor: Gustavo Galrão (Argo Seguros)
Debatedor: Giovanni Paolo Falcetta (AIDAR SBZ)

17h30 às 18h
Encerramento
Neival Rodrigues Freitas, Gustavo Galrão