Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Corretor de Seguros. Quem é este profissional?

09 de junho de 2015

Corretor de Seguros. Quem é este profissional?
Para que você conheça melhor este profissional, começaremos falando sobre a Lei 4594/64 que há pouco mais de 50 anos, passou a regular a profissão de corretor de seguros no Brasil. São 34 artigos que em regra, confirmam que o corretor é o mediador entre a seguradora e o segurado, como está explícito no primeiro artigo desta Lei:

“Art . 1º O corretor de seguros, seja pessoa física ou jurídica, é o intermediário legalmente autorizado a angariar e a promover contratos de seguros, admitidos pela legislação vigente, entre as Sociedades de Seguros e as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado.”

Em outras palavras, é aquele que faz a análise, orienta, pesquisa e com base no seu conhecimento adquirido por sua formação profissional, e nas informações fornecidas pelo cliente, indica quais seguradoras mais se adequam a quem quer contratar um seguro.
Na realidade, no dia a dia, ao ter a assessoria de um seguro através do Corretor de Seguros, o cliente acaba ganhando na mesma hora um profissional multifuncional.

O corretor de seguros há muito se depara com a falha de interpretação do segurado, confundindo-o com as seguradoras.
Diferentemente de alguns canais de vendas, o Corretor de Seguros não mantém vínculo com nenhuma seguradora. É um profissional autônomo, que tem como princípio a orientação ao cliente, estando sempre atuando como defensor do segurado
fazendo valer os termos da apólice. Na prática, suas atribuições cresceram com o passar de todo esse tempo, respeitando o que prevê a legislação.

Sendo um profissional zeloso e voltado para garantir os interesses do consumidor, o Corretor de Seguros orienta de forma criteriosa o preenchimento do questionário para aceitação do risco, alertando para que as respostas condigam com a realidade, evitando uma possível negativa indenizatória, conforme preceitua o Código do Civil sobre a perda do direito à indenização.

“Art. 766. Se o segurado, por si ou por seu representante, fizer declarações inexatas ou omitir circunstâncias que possam influir na aceitação da proposta ou na taxa do prêmio, perderá o direito à garantia, além de ficar obrigado ao prêmio vencido.”

É importante lembrar que para ser Corretor de Seguros é preciso ser aprovado no Exame Nacional de Corretor de Seguros promovido pela Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG), como também ter seu nome submetido para análise pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), para então, estar apto a exercer a profissão.

Tenho por força do tempo de profissão uma relação de confiança e amizade com meus clientes, o que torna prazeroso o contato. E, em uma das vezes um consumidor disse: “Achei um seguro completo com preço menor”. Deparei-me com a situação dos que escolhem a corretora e a seguradora apenas em função do preço.
Respondi prontamente, isto me lembra a história de uma pessoa que toda feliz propagava ” meu carro é completo, menos ar “.
E de pronto fiz alguns questionamentos; A cobertura de RCF era a mesma? O guincho foi de 100 km, 400 km ou ilimitado? Cobertura de vidros só reparo, troca de vidros ou vidro PLUS? O carro reserva é de 7, 10 ou 15 dias? A oficina para o conserto era livre escolha, ou só podia colocar nas referenciadas pela seguradora? A franquia foi obrigatória, reduzida, facultativa I ou facultativa II?
Tudo isso, e mais o perfil influi no preço, e como se diz ” não existe almoço grátis”, procure um Corretor de sua confiança e esclareça todas as suas dúvidas.
Lembrem-se, o mais caro dos seguros, é quando precisamos e descobrimos a inexistência da cobertura.

Estamos ligados a este profissional no nosso dia a dia e não percebemos a importância do seu trabalho, voltado em assegurar os interesses dos clientes.
Ao precisar garantir o seu bem móvel – automóvel, moto, lancha. A sua Saúde – seguro saúde. O seu Patrimônio – escritório, casa, empresa. Garantir o seu lazer – seguro viagem. A sua construção – risco de engenharia. O seu futuro – planos previdência. O seu aluguel – seguro fiança. O bem estar de sua família – seguro de vida. A faculdade dos filhos – seguro educação. O financiamento de um bem – seguro prestamista. Estudos em caso de desemprego – seguro educacional. Etc …
É por isso que digo que o profissional corretor é a melhor alternativa para proteção em todos as fases da vida. Porque cada cliente é único, com sua característica é necessidades, o que requer uma análise profunda, e não um seguro igual para pessoas distintas

Lembre-se, SEGURO, SÓ COM CORRETOR DE SEGUROS!!!!