Seguro Notícias

O seu portal de seguros

5 tendências em BI para serem implementadas agora

19 de abril de 2022

*Bruno Guerra – CEO da IN – Inteligência de Negócios

Periodicamente, é possível identificarmos tendências nas áreas de tecnologia. Isso ocorre com mais frequência a cada virada de ano. Muitas dessas análises e previsões colocam as tendências dentro de um intervalo de tempo de 3 a 5 anos para que se tornem realidade.

Acho importante, entretanto, resgatar algumas tendências em Business Intelligence (BI) listadas recentemente por diferentes consultorias e empresas do setor que já estão disponíveis no mercado. Assim, organizações de diferentes setores podem implementá-las imediatamente a fim de incentivar a adoção de analytics e os recursos de business intelligence, gerar insights e resultados para os negócios. Como dizem: use o poder do agora em sua gestão!

1- BI incorporado às plataformas de CRM e ERP

A integração entre o BI e as plataformas de CRM e de ERP promove um incremento exponencial na gestão de dados, na análise de documentos, no relacionamento com os clientes, na gestão de processos internos, entre outros benefícios. Uma maior capacidade e agilidade na criação de dashboards, relatórios e previsão de cenários vai otimizar as tomadas de decisões, a produtividade, os resultados e os lucros.

2- Vida longa ao dashboard

Os dashboards estão evoluindo e deixaram de ser apenas quadros para visualizações dos dados. Além de oferecerem análises em tempo real, as ferramentas de BI permitem contextualizar e correlacionar mais dados nos dashboards. Por isso, o processo de tomada de decisões fica mais assertivo e rápido, a partir de uma visão geral e mais ampla dos dados estratégicos do negócio: da operação, das vendas, da concorrência, do mercado geral, seja interno e/ou externo. É possível também parametrizar a plataforma para gerar alertas sofisticados, conforme ocorrerem mudanças significativas nos dados.

3- Aproveite as vantagens da Análise Aumentada: BI, IA e ML juntas

Análise Aumentada (Augmented Analytics) é um conceito trazido pelo Gartner faz algum tempo, que representa a capacidade de automatizar a geração de insights usando machine learning e geração automática de texto. A assistência orientada por IA agrega valor a cada interação dos usuários com os dados, a partir da integração entre BI, Inteligência Artificial, Machine Learning, incluindo recursos de processamento de linguagem natural (PNL). 

4- Promover a automação de aplicativos para disparar ações

A automação de aplicativos é um recurso disponível no mercado, que elimina a necessidade de escrever códigos das integrações, tornando-os muito mais acessíveis a uma maior variedade de participantes do ecossistema. A metodologia BI DevOps permite otimizar as rotinas de produção de APIs para que se possa disponibilizar os apps para os usuários de maneira mais rápida, eficiente e assertiva.

5- A segurança tem alta prioridade

É fundamental escolher soluções que garantam maior governança e segurança sobre o acesso aos dados. As medidas de segurança englobam toda a infraestrutura utilizada de armazenamento e circulação dos dados, a criptografia, autenticação dos usuários e a definição dos perfis que terão acesso às informações. Identifique fornecedores de plataformas e soluções de analytics e BI que tenham incorporado as boas práticas do Security by Design, visando minimizar as vulnerabilidades desde o início do desenvolvimento de software. E não deixe de investir nas demais ferramentas modernas de segurança da informação, que estão sempre evoluindo como o BI.