Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Partido Liberal discute o papel da mulher na política durante evento em Maceió

25 de novembro de 2019

A mulher está cada vez mais ocupando espaços, conquistando direitos e assumindo papéis de destaque na sociedade. E o Partido Liberal (PL) vem contribuindo para ampliar a participação feminina na política e, por isso, realizou na manhã de hoje (25), o Encontro PL Mulher em Maceió, com o objetivo de discutir o papel da mulher na política. O evento contou com as presenças do Presidente do PL em Alagoas, Maurício Quintella; do Deputado Federal Sérgio Toledo; da Presidente do PL Mulher, vereadora Quitéria Santos; da Deputada Estadual Cibele Moura; dos Prefeitos dos municípios de Mar Vermelho, Juliana Almeida; Minador do Negrão, Gleysson Correia Cardoso Ferro; Monteirópolis, Mailson de Mendonça Lima; Olho D’Água das Flores, Carlos André Paes Barreto Dos Anjos, o Nem de Humberto; e da Barra de Santo Antônio, Emanuella Moura; e demais políticos, vereadores, lideranças e convidados.

Deputado Federal Sérgio Toledo | Foto: Fagno Pinto

Durante o encontro, o representante do PL Alagoano em Brasília, Deputado Federal Sérgio Toledo, destacou a importância feminina na política e disse que a legenda está incentivando as mulheres a participarem do dia a dia da política, o que vai fortalecer ainda mais o partido.

“Apesar do avanço, a participação da mulher na política ainda é muito pequena e precisamos mudar isso. Pois a presença feminina é fundamental, principalmente no Parlamento porque é lá que se discute os projetos, as ações e as políticas públicas que beneficiarão a todos. A presença da mulher já é muito importante na conjuntura nacional e a gente precisa também das mulheres na política, para que elas participem das decisões colocando as prioridades também pela visão feminina”, ressaltou Sérgio  Toledo.

Presidente do Partido Liberal em Alagoas, Maurício Quintella | Foto: Fagno Pinto

O presidente do PL em Alagoas, Maurício Quintella, também destacou a importância da mulher na política e falou que o objetivo do partido é empoderá-las e incentivá-las a participarem da política. Quintella falou também da dificuldade enfrentada nos dias de hoje de filiar mais mulheres ao partido e também fazer com que elas se candidatem e disputem a eleição. “Não é possível que o Brasil tenha índices tão baixos de participação da mulher na política. Eu sou feminista! O movimento feminista quer igualdade, e não há outra forma de nós conseguirmos chegar nesse patamar a não ser com a participação das mulheres na vida política”, enfatizou.

Presidente do Partido Liberal Mulher em Alagoas, vereadora Quitéria dos Santos | Foto: Fagno Pinto

Segundo a Presidente do PL Mulher, vereadora da Barra de São Miguel Quitéria Santos, o Partido vai criar o PL Mulher em todos os municípios alagoanos e incentivar as mulheres a assumir seu papel transformador e inserir as jovens no fortalecimento da mulher na sociedade. “É preciso ampliar a presença feminina na política, pois nós temos condições de ajudar melhorar a vida das pessoas, participando também das decisões político-partidárias”, pontuou a vereadora.

Deputada Estadual Cibele Moura. | Foto: Fagno Pinto

A Deputada Estadual Cibele Moura falou um pouco da sua experiência dentro do Parlamento e também defendeu a participação de mais mulheres na política, pois temas mais sensíveis as mulheres são mais fáceis de serem levados à discussão por elas. “Tudo é política e a mulher precisa participar da política, pois enquanto não tivermos um parlamento formado por 50% homens e 50% mulheres, a vida não vai melhorar”, declarou a deputada, lembrando que já houve um avanço, porém, a participação feminina na política ainda é muito pequena. Cibele lembrou que das 27 cadeiras da Assembleia Legislativa, apenas 5 são ocupadas por mulheres.

Já a Prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida, contou que dos 102 municípios alagoanos apenas 21 são comandados por mulheres e que, mesmo assim, Alagoas ocupa a segunda colocação em percentual do país sendo o estado com mais mulheres prefeitas, perdendo apenas pro Rio Grande do Norte. O que demonstra que é preciso ampliar a presença da mulher nos cargos eletivos. “As mulheres já são o maior eleitorado do Brasil e de Alagoas e o que a gente quer é isso: o nosso lugar que é de direito. Alagoas precisa avançar ainda mais”, afirmou.

O advogado eleitoral Felipe Rebelo, que também participou do evento apresentando as principais mudanças da legislação eleitoral para o próximo ano no tocante a presença feminina na política, declarou que a participação da mulher é fundamental para a sociedade evoluir enquanto sociedade.

Por fim, o Deputado Federal Sérgio Toledo avaliou o evento como positivo e revelou que o PL está promovendo esses encontros em todo o país, para mostrar as mulheres a importância que elas têm na política. “É necessário que as mulheres ocupem seu espaço e nosso papel é também o de incentivar a participação delas nos partidos políticos”.

Repórter Andrezza Tavares